PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO – BE AGC
Concurso de poesia na
escolaObjetivos: comemorar o Dia Mundial da Poesia; desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita de texto poético.
Intervenientes: alunos dos 2º e 3º ciclos; professor de língua portuguesa; professor de educação visual; biblioteca escolar/professor bibliotecário
Produto final
pretendido:
- Elaboração de documento/trabalho com registo de imagem
(poema e ilustração) e som (leitura do poema pelo aluno e música de fundo) para
visionamento/audição (projeção com videoprojector) dos três poemas vencedores
de cada turma participante, no espaço da BE, durante a semana da Poesia na Escola.
- Exposição de trabalhos; Apreciação dos poemas e respetivas
ilustrações dos três vencedores de cada turma e eleição (por votação) dos três
melhores poemas de cada ciclo.
- Seleção do melhor poema de cada ciclo para participar no
concurso ”Faça lá um poema” do PNL.
- Sessão de poesia na BE para celebrar o dia Mundial da Poesia.
Concretização:
1. Planificação o concurso com os professores de Língua
Portuguesa;
2. Elaboração, em sala de aula, dos poemas pelos alunos das
turmas que participam no concurso; e seleção dos três melhores poemas da turma
que serão posteriormente ilustrados;
3. Preparação do material para produto final: gravação e ou
filmagem da leitura dos poemas pelos respetivos autores; fotografias dos poemas
e das ilustrações; seleção de músicas (livres/gratuitas);
4. Recursos/ferramentas a utilizar: audacity; photostory
e/ou audiobook
Constrangimentos previsíveis:
- Para participar no concurso de poesia do PNL, é necessário
realizar a atividade em janeiro/fevereiro, o que altera a planificação da
disciplina de língua portuguesa que, de modo geral, contempla este conteúdo
temático no terceiro período.
- Caso não seja possível fazer as gravações em sala de aula,
dever-se-á prever um momento para realizar essa atividade na BE;
- Caso não se registe um número significativo de turmas
participantes, o concurso destinar-se-á aos alunos, individualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário