domingo, 30 de dezembro de 2012

Sessão 5 - Rede Social - Facebook


  FACEBOOK “Face”
O Slogan: Facebook is a social utility that connects you with the people around you

Encontramos a definição e origem de Facebook na Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

Neste site temos acesso a uma descrição exaustiva da evolução do Facebook desde a sua criação(em 2004) até à atualidade. São ainda indicados os recursos e é dada a definição dos seguintes conceitos/ferramentas: Mural; Presentes; Botão "Curtir"; Marketplace; Cutucar / Toque; Status; Eventos; Aplicativos; Facebook Video; Facebook Móvel Grátis.

Facebook é um site de rede social que pretende conectar amigos, familiares e colegas de trabalho… Começou como um site de rede da faculdade, inicialmente destinava-se apenas os estudantes da universidade Harvard, mas progressivamente foi permitindo a inscrição de estudantes de outras escolas até que em 2006, estava disponível para todos. .

O facebook é gratuito para os utilizadores (usuários) e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados. Os utilizadores criam perfis que contêm fotografias e listas de interesses pessoais, trocam mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados, ou pode ser livre para qualquer um.

O facebook possui várias ferramentas, como o mural, que é um espaço na página de perfil do utilizador que permite aos amigos postar mensagens. O visionamento do perfil completo está acessível apenas às pessoas com permissão para tal. Possui ainda aplicativos, com os mais diversos assuntos, e eventos, onde a pessoa pode convidar todos seus amigos para um determinado evento…

Os utilizadores das redes sociais podem agrupar-se por perfis e partilhar interesses semelhantes, podem interagir entre si e comunicar quase em tempo real. O facebook é uma rede de fácil acesso, considerada como uma ferramenta pedagógica essencial, na motivação dos alunos, para uma aprendizagem mais ativa e crítica.

Em:http://www.scribd.com/doc/33936030/As-Redes-Sociais-na-educacao-e-na-Biblioteca-Escolar  temos informação sobre as redes sociais na educação e na Biblioteca Escolar.

Na Biblioteca Escolar são inumeráveis as vantagens da utilização do facebook, para a promoção da leitura e da literacia, pois permite chegar onde estão os utilizadores;

O facebook permite criar uma relação mais próxima com os utilizadores; uma permanente interação e partilha de saberes

Deve, por isso, ser assegurada uma educação permanente para uma utilização responsável destas ferramentas pelos utilizadores.

Esta rede social revela-se muito atrativa para os nossos jovens, por esse facto, em contexto escolar, o recurso a estas redes e o seu uso deve ser indissociável de um real acompanhamento, sobretudo no que respeita ao público mais jovem. No espaço da BE, é necessária, não direi uma vigilância, mas sim uma atenção permanente e apoio permanentes. Em minha opinião, neste momento, as bibliotecas de grande parte - para não dizer da maioria - das escolas públicas não dispõe de recursos/meios que assegurem esse apoio.

Ao longo das pesquisas, no mar de informação encontrada, destaco o site: https://www.facebook.com/safety/ que contém informações muito úties sobre segurança no facebook e um vídeo: http://youtu.be/dNgXtA8dZ-8 - no blog da biblioteca escolar do agrupamento de escolas de António Correia de Oliveira sobre “O que deve e não deve fazer quando utiliza redes sociais!

Outros sites de interesse para professores/educadores/pais com conselhos “dicas” e sugestões: http://www.facebook.com/safety/groups/teachers/, com um Guia do facebook para educadores em PDF

Entre muitos dos sites consultados, destaco ainda os seguintes:



Sobre: As bibliotecas escolares portuguesas no Facebook e

o seu papel na promoção da literacia da informação:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário