domingo, 30 de dezembro de 2012

Reflexão Final

...passadas 30 horas...  horas...


A BIBLIOTECA ESCOLAR 2.0  A DISTÂNCIA/ONLINE
Local da Ação:  Escola Secundária Padre António Vieira
Formador(a): Maria José Vitorino e Jorge Borges

Relatório Crítico
Formanda: Filomena Maria dos Santos Lopes
Professora Bibliotecária da Escola E.B. 2/3 Almirante Gago Coutinho do Agrupamento de Escolas de Alvalade
 

Apreciação do Funcionamento da Ação
 
Motivos de interesse na ação de formação
O interesse pela frequência desta ação de formação deve-se, por um lado, ao reconhecimento da importância do papel da Biblioteca Escolar na sociedade atual como Centro de Aprendizagem da Escola e, por outro lado, considero esta ação uma oportunidade de valorização, fundamental para o bom desempenho da função de Professora Bibliotecária. A Web 2.0 é um tema da maior importância para o Professor Bibliotecário e ganha ainda maior relevância tendo em conta os novos desafios que hoje se colocam à Biblioteca Escolar- biblioteca 2.0.
O professor deve estar cada vez melhor preparado para poder acompanhar a evolução dos recursos, de modo a saber utilizar e poder adotar recursos educativos digitais capazes de motivar e orientar os alunos, facilitando o processo de ensino aprendizagem.
Vertentes teórica e prática da ação/metodologias/ materiais
Esta modalidade de formação online responde aos diferentes ritmos, formas e necessidades de aprendizagem; centra-se no trabalho autónomo de cada formando. A interação e comunicação que se estabelece entre formandos e formadores representa um enriquecimento da formação.
Este tipo de formação baseada na autoaprendizagem e na autogestão requer grande disciplina por parte do formando. Nem sempre é fácil gerir, de forma eficaz, a quantidade de informação, em domínios que não dominamos ou desconhecemos. Revelou-se difícil gerir o tempo de modo a explorar novos recursos/ferramentas/aplicativos e resolver, com qualidade e atempadamente, todas as atividades/tarefas solicitadas em cada momento da formação.
Ao longo das diferentes sessões desta formação foram fornecidos instrumentos, ferramentas e aplicativos fundamentais para o desenvolvimento das atividades e serviços da biblioteca. Tivemos a oportunidade de trocar opiniões, conhecimentos, sites e diferentes documentos/recursos de extrema importância.

A bibliografia sugerida permitiu-nos atualizar leituras, e refletir acerca da importância da Web 2.0 para a biblioteca escolar que adquire um novo papel na escola atual, sendo, por excelência, o espaço de acesso aos ambientes digitais aos dispositivos tecnológicos que propiciam novas formas de aprendizagem. É necessário repensar as competências e funções do professor bibliotecário e da equipa da BE.
Trabalho realizado durante a formação
Os trabalhos realizados durante a formação permitiram uma reflexão conjunta e uma troca de experiências, sobre a utilização dos recursos Web 2.0. Foram trabalhos de aplicação prática com recurso aos diversos aplicativos/recursos/ferramentas, tais como: a construção de um blogue; o uso slideshare; o issuu; o youtube; o audacity; o photostory… recursos que de grande interesse e utilidade para melhorar os serviços da BE e motivar os seus utilizadores.
A troca de experiências, de opiniões e materiais, de sugestões foi, sem dúvida, muito enriquecedora
Dificuldades sentidas e perspectivas de superação
O meu domínio das ferramentas Web 2.0 ainda não me permite a melhor rentabilização destes recursos. Nestas circunstancias, a exploração destes materiais e construção de documentos/trabalhos requer tempo e longas horas…
A falha da Internet condicionou a realização de trabalhos e rentabilização das sessões presenciais e o esclarecimento de dívidas inerentes à utilização destes recursos.
Conclusão
As espectativas com que iniciei a ação não estavam muito bem definidas, pois grande parte das ferramentas/recursos Web 2.0, redes sociais me eram pouco familiares. Na primeira sessão fiquei com a nítida sensação de que estava a integrar um grupo de formandos bastante heterogéneo e, tendo em conta o meu nível de conhecimentos nesta área, teria de desenvolver um esforço acrescido para conseguir tirar partido da formação. Com o decorrer das sessões, o entusiasmo foi crescendo e o facto de conseguir aplicar as competências adquiridas em cada sessão, explorar, descobrir e criar recursos/documentos/trabalhos de grande interesse para o desempenho das funções de professora bibliotecária, contribuiu para considerar que as espectativas foram bastante superadas.
Apreciação global da ação de formação
Considero muito pertinente e positiva a realização desta formação, foi possível participar em todas as sessões e realizar atempadamente todos os trabalhos solicitados. Revelou-se também muito enriquecedora a partilha de conhecimentos, experiências e troca de ideias entre os elementos do grupo. A apreciação global que faço da ação de formação é muito positiva. Considero que terá um efetivo impacto na minha prática enquanto Professora Bibliotecária.


Lisboa, 30 de dezembro de 2012
Assinatura:    Filomena M.S. Lopes

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário