domingo, 30 de dezembro de 2012

Tarefa da Sessão 1 - Comentário de texto


Comentário do texto
A Web 2.0 e a BE 2.0
Neste texto são explicitados os conceitos de: Web 2.0; plataforma Web; inteligência coletiva e Biblioteca 2.0 .
O constante desenvolvimento tecnológico está associado a transformações que, de modo geral, constituem melhorias de recursos e serviços. Estas transformações surgem acompanhadas de novas terminologias; termos/conceitos que marcam/designam em dado momento/época essa evolução. Assim, temos as TIC (novas) Tecnologias de Informação e Comunicação, a web 1.0, a Web 2.0…
A expressão Web 2.0 surge para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web… A nova versão da Web traduz-se numa mudança na forma como a Internet é encarada por utilizadores e desenvolvedores.
Ao acompanhar esta evolução, o Homem também modificou o seu papel, passando de espetador a ator participante, tornando-se um sujeito ativo. Atualmente, além de mero utilizador/consumidor de informação, sítios, serviços…, o ser humano é também um desenvolvedor, isto é um “construtor” que interage e acrescenta valor. O utilizador/sujeito participa na construção do conhecimento, cria, avalia/comenta… contribui para a melhoria dos sítios, serviços, recursos… Cria-se uma rede entre os utilizadores com interesses em comum. O conhecimento/saber individual é colocado ao serviço do conhecimento coletivo, criando uma inteligência coletiva. A ação em rede visa a melhoria dos aplicativos/recursos e contribui para a construção de um bem coletivo.
A Web 2.0 impõe uma nova forma de pensar e usar a Biblioteca Escolar. A BE 2.0 oferece novos serviços e uma gestão diferente dos recursos de informação. O utilizador recorre aos serviços e informação disponíveis mas também produz e partilha conteúdos, interage. A BE 2.0 deve acompanhar as transformações da sociedade responder às suas necessidades e procurar uma constante melhoria para melhor responder às solicitações dos seus utilizadores.
Colocam-se grandes desafios ao Professor bibliotecário. A Internet, este mundo de portas abertas, representa grandes potencialidades mas também grandes riscos. Cabe à BE e PB a grande tarefa de preparar os seus utilizadores/alunos para as literacias necessárias ao acesso e uso da informação em ambientes digitais, cativando-os e despertando o seu interesse.
FL

Nenhum comentário:

Postar um comentário